Renato Paiva

Como fazer as crianças ficarem longe dos perigos

Como fazer as crianças ficarem longe dos perigos

Image

Em vez de dizer às crianças para não tocarem uma panela quente, que tal explicar-lhes os riscos envolvidos e consequências? É o que sugere uma nova investigação da Universidade de Iowa (EUA). Os cientistas aferiram que as crianças realmente escutam as mães, que tendem a orientar seus filhos em conversas sobre os perigos de certas atitudes. Em cerca de 80% das vezes, essas conversas levaram as crianças a concordar com as opiniões das mães.

O estudo

Os cientistas recrutaram 63 mães e respectivos filhos de 8 a 10 anos de idade para uma experiência sobre conversas de segurança. Inicialmente, as mães e os filhos olharam para fotografias de crianças em situações com diferentes tipos de perigo, por exemplo, tentar cortar madeira com um machado ou andar de skate na rua.

As mães e as crianças avaliaram individualmente quão perigosas as situações eram, através de uma escala de um a quatro. Seguidamente, reuniram-se para ver novamente as fotos, discutir e decidir sobre a classificação de segurança em conjunto.

As mães iniciavam conversa questionando a opinião dos filhos para, de seguida, estruturar o seu pensamento, alertando para os perigos que ela não tinha percebido, como uma pega pendurada num fogão quente, por exemplo. A mãe, então, orientou o discurso e argumentação alertando para um perigo em particular não detectado pela criança, como a pega pegar fogo.

Conclusões

Em cerca de um terço do tempo, a criança e a mãe começaram em desacordo sobre a segurança da situação. Mas, nas discussões que se seguiram, as mães que explicaram e argumentaram para os perigos foram capazes de influenciar a criança para o seu ponto de vista e preocupações em 80% do tempo.

As áreas de desacordo são terreno fértil para a aprendizagem, refere uma das pesquisadoras do estudo, a psicóloga Jodie Plumert. “Dizer ao seu filho ‘Não faças isso’ ou ‘Para’ ou ‘Cuidado’ realmente não funciona”, argumenta ela. “Não há problema em falar iniciar, mas o próximo passo é explicar o porquê. Não se deve presumir que as crianças sabem porque não, mesmo que pareça óbvio”.

A próxima etapa do estudo é verificar se existem diferenças na forma como as mães de outras classes sociais falam com os seus filhos (as mães que participaram neste estudo tinham formação superior e eram todas caucasianas), saber como os pais conversam sobre segurança (eles não foram incluídos nesta pesquisa), e descobrir se as discussões realmente alteram a probabilidade das crianças de correr riscos no futuro. in [LiveScience, MedicalXpress]

Partilha a nossa história

Livros Publicados

Recentes

Todas as categorias