Livros Publicados

O sucesso escolar é o objectivo. Todos queremos que os nossos filhos sejam bem-sucedidos na escola. No entanto, ao longo do seu percurso escolar, a maioria dos alunos depara-se com dificuldades, mesmo os bons alunos! Sim, este assunto não é exclusivo dos alunos que têm negativas nos testes ou problemas de comportamento. Neste livro falamos de dislexia, de erros de ortografia, na dificuldade nos cálculos matemáticos, na pouca atenção nas aulas, mas também na falta de motivação e confiança do aluno, na falta de organização, quando a relação aluno-professor não é a melhor, dos bloqueios que alguns alunos têm perante os testes, nas faltas ou na relação com os colegas. Para todos estes problemas de aprendizagem há uma solução. Que exige trabalho, esforço e dedicação, por parte de pais, alunos e educadores. Porque o sucesso está ao alcance de todos. 





«Um livro onde se fala (…) da relação entre pais e filhos, no que reporta ao estudo, entre pais e professores, entre a família e a escola, dessa coisa fantástica mas terrível que são as atividades extra-curriculares, e também dos insucessos escolares, das falhas educativas, dos deficits de aprendizagem, das situações em que se sentem – pais e filhos – tristes, sem esperança, sem farol e sem rumo. De tudo isto o Renato nos fala. Com a calma de quem sabe. Com a atenção de quem se preocupa. Com a moderação e o bom-senso de quem tem experiência. E de um modo coloquial, acessível, que se lê com gosto. Este livro não faz a parte que vos compete – alunos, professores e pais -, mas ajudá-los-á, a todos – e muito -, e facilitará a vossa tarefa.» Mário Cordeiro, in Prefácio. O meu filho não gosta da escola, como lhe consigo explicar a sua importância? Os trabalhos de casa são realmente necessários? Que metodologia de estudo devo incentivar? Ele quando chega a casa está cansado e eu também… Será possível que consiga estudar a ver televisão ou ouvir música? Quais os alimentos que favorecem o estudo? Como devo reagir quando as notas são negativas? A minha filha distrai-se com tudo, até com uma mosca! O meu filho é disléxico. Como posso ajudar? Estas e outras perguntas são respondidas neste livro por Renato Paiva, orientador educacional com vasta experiência no acompanhamento de pais e alunos.

 

 

Sabes fazer um bom resumo? Conheces as técnicas mais indicadas para sublinhar um texto? Sabes que abreviaturas usar para tirar apontamentos? Qual o ambiente mais favorável para o estudo? É produtivo ouvir música ou ver televisão enquanto estudas? Sabes como te deves preparar para um exame escrito ou uma prova oral? Em que situações deves recorrer a um explicador? Estas são algumas das questões abordadas neste livro. Em SOS Tenho que Passar de Ano, Renato Paiva responde de maneira rigorosa, mas com uma linguagem directa e próxima dos estudantes a todos os problemas com que estes se confrontam na escola. Estudar tornou-se para muitos um sacrifício ou obrigação. Cedo surgem as desculpas: «Não consigo», «Não sou capaz». É preciso envolver os estudantes no seu processo de aprendizagem e partir da ideia de que todo o aluno é capaz. Para isso é necessário que seja orientado na organização do seu estudo e motivado na escola. Com um conjunto de exemplos, exercícios práticos, textos de ajuda, técnicas de estudo e quadros de organização de tempo, este livro é uma ferramenta fundamental para alcançar melhores resultados escolares.

 

 

 

capa

Actualmente, a investigação comprova a importância da fase pré-escolar no desenvolvimento futuro de cada criança.
Nesse sentido a Clínica da Educação desenvolveu um conjunto de livros de estimulação e reeducação em várias áreas para apoio ao desenvolvimento infantil.
Para uma aprendizagem adequada, é necessário que a criança tenha a “maturidade cognitiva” suficiente dominando competências específicas como o equilíbrio, a lateralização, o esquema corporal, a estruturação espacial e temporal, a visuo-motricidade, entre outras.
Ao folhear este livro irá encontrar um conjunto de actividades dentro destas áreas, fundamentais para o desenvolvimento das competências básicas de qualquer criança. Cada página desvenda um desafio de estimulação diferente, dentro das várias áreas do desenvolvimento psicomotor.
A forma como as actividades são apresentadas, cativa pela simplicidade e torna-se interessante para a criança, pela forma natural de atingir os objectivos de cada tarefa.
Para além de um estímulo uma brincadeira. A brincar promove-se o desenvolvimento e as aprendizagens necessárias para trabalhar as competências escolares.

 

Anúncios