Renato Paiva

CHAT +, o chat que interessa ;)

CHAT +, o chat que interessa ;)

Investigadores norte-americanos encontraram um novo tipo de neurónios, no cérebro adulto, que é capaz de dar ordens as células estaminais para produzirem mais neurónios. A investigação ainda está no início mas abre caminho para a possível regeneração cerebral. Os resultados foram publicados, este mês, na edição online do jornal científico Nature Neuroscience.

Os cientistas sabem, já há algum tempo, que o cérebro tem capacidade de produzir novos neurónios, mas não se tinha conseguido, até agora, perceber de onde viriam essas ordens de regeneração, explica em comunicado de imprensa o investigador e professor de neurobiologia da Universidade Duke (EUA), Chay Kuo.

Num estudo com ratinhos, a equipa de Chay Kuo encontrou umapopulação de neurónios até agora desconhecida, localizada na zona subventricular (SVZ) do cérebro, junto ao neoestriado. Estes neurónios expressam a enzima colina acetiltransferase (ChAT), que está na origem do neurotransmissor acetilcolina. Dirigindo um laser a estes neurónios ChAT+, os investigadores conseguiram observar uma clara alteração na proliferação de células estaminais neuronais.

A população de neurónios ChAT+ é apenas uma parte de um circuito neural ainda bastante desconhecido que aparentemente comunica com as células estaminas e dá-lhes ordens para aumentar a população de novos neurónios, afirma Kuo. Embora o circuito ainda não esteja completamente mapeado, a nova investigação prova que ao controlar os sinais ChAT é possível aumentar a produção de neurónios na zona subventricular.

 

in boas noticias

Partilha a nossa história

Livros Publicados

Recentes

Todas as categorias