Renato Paiva

Robótica Educativa para o futuro das Crianças

Robótica Educativa para o futuro das Crianças

Um dia de trabalho diferente e desafiante na apresentação aos meios de comunicação social da temática “Robótica Educativa para o futuro das Crianças”, no Lisboa Story Centre (http://www.lisboastorycentre.pt) organizado pela Clementoni e com a participação de Maribel Miranda do projeto Kids Media Lab – Universidade do Minho e Helder Pernas da Clementoni Portugal. 

Uma conversa breve e intimista com um grupo de jornalistas especializado em tecnologia. A minha reflexão incidiu sobre os fatores que condicionam o sucesso escolar. Trouxe um olhar ao que não se vê. Um evidenciar de que forma os brinquedos, o brincar e a tecnologia podem ajudar na maturação de competências paralelas ao currículo escolar e que cada vez mais importância assumem no sucesso, não apenas académico, mas de vida.

Skills como o pensamento crítico, a resolução de problemas, a flexibilidade cognitiva, a empatia, a tomada de decisão, o relacionamento com os outros, a criatividade entre outros podem com facilidade ser estimulados através do brincar na infância.

As brincadeiras e os brinquedos não servem apenas para entreter. Tem uma intencionalidade educativa inerente. Vale a pena pensar nisto.

… um olhar ao que não se vê. Um evidenciar de que forma os brinquedos, o brincar e a tecnologia podem ajudar na maturação de competências paralelas ao currículo escolar e que cada vez mais importância assumem no sucesso, não apenas académico, mas de vida. 

Partilha a nossa história

Livros Publicados

Recentes

Todas as categorias