Renato Paiva

VI Encontro Nacional de Formadores

VI Encontro Nacional de Formadores

40621632_2054676371264080_1289520366770716672_nNovo desafio se aproxima. A organização do encontro Nacional de Formadores desafiou-me para uma conferência no seu róximo encontro.

Um encontro que prima por partilhar boas experiências de formação. Estarei com João Leite numa conferência sobre o “Brincar e o aprender”

 

Deixo informação sobre o encontro. PAra mais detalhes e inscrições consulte o site https://www.forma-te.com/enf2018.php

 

O Encontro Nacional de Formadores é um espaço de partilha e de colaboração dos diferentes profissionais da formação provenientes de distintos setores de atividade. É o reconhecimento da importância da formação e da aprendizagem ao longo da vida que nos une num mesmo espaço e num dia tão simbólico como “o Dia Nacional do/a Formador/a” que comemoramos no dia 18 de Novembro (data em que foi publicado o Decreto Regulamentar nº 66/1994, DR nº 267 de 18 de Novembro, que regulamenta pela primeira vez o exercício da atividade de formador). Este ano, o dia 18 de novembro, coincide com um domingo, logo, antecipamos as comemorações para o dia anterior. Tal como nos anos anteriores, existem dois momentos de reconhecimento do trabalho desenvolvido pelos Formadores, e pelo importante papel no processo de aprendizagem, com a atribuição do Prémio Carreira e do Prémio Formador/a do Ano.

O Jogo, Curiosidade e Prazer na Aprendizagem é o tema central deste Encontro.
E se a Aprendizagem, por breves momentos que fosse…, se traduzisse num carrossel de excitação, um desafio constante constituído por uma grande diversidade de situações novas e imprevisíveis?
E se, por breves momentos que fosse…, pusesse em alerta todos os nossos sentidos e mobilizasse o nosso corpo numa sinfonia química harmoniosa e prazenteiramente inquietante?
E se a Aprendizagem, por breves momentos que fosse…, nos tomasse de assalto através da emoção e da curiosidade para nos lançar, vertiginosamente, na busca de respostas, estratégias, raciocínios e iniciativas que, uma vez escolhidos e aplicados nos garantisse o acesso rápido e direto ao resultado das nossas ações, fosse vitória ou derrota, sucesso ou fracasso? E se esta revelação, das vitórias ou derrotas, sucesso ou fracasso… fosse vivida em registo empolgante e, verdadeiro elixir da felicidade…, a única coisa que nos poderia acontecer, para além da diversão, da expetativa e do entusiasmo, seria… APRENDER?
Dizem que não existe uma Aprendizagem assim? Claro que existe!
É a Aprendizagem que temos durante o JOGO!

E é para proporcionar uma animada e estimulante viagem ao mundo do JOGO que organizamos o VI ENCONTRO NACIONAL DE FORMADORES, até porque o JOGO encerra em si uma fórmula mágica que revela uma condição única de virtuosa ligação de reciprocidade entre duas realidades que muitos, e durante tempo a mais, nos fizeram crer tratar-se de áreas completamente antagónicas:
–         o brincar e o aprender!

OBJETIVOS GERAIS DO ENCONTRO:

       isolar, definir e caraterizar os ingredientes distintivos do JOGO;
       identificar as estruturas, os fatores, as dinâmicas e os condimentos que fazem do JOGO uma plataforma não ortodoxa de aprendizagens consistentes;
       vivenciar abordagens, práticas e experiências – modelo de transferências ótimas do JOGO para as aprendizagens consistentes;
       identificar contraexemplos, contrafações e falsificações do JOGO.

 

Partilha a nossa história

Livros Publicados

Recentes

Todas as categorias